Terceirização - Sindifícios

A contratação de empregados em condomínios através de empresas terceirizadas está se tornando um problema cada vez mais arriscado, não só porque a segurança dos condôminos é colocada em risco, mas pelas obrigações trabalhistas e previdenciárias impostas para os condomínios.

A área comum de um condomínio residencial é na realidade o quintal da casa dos moradores. Se essa área de uso comum está sob o cuidado de pessoas estranhas, dirigidas por terceiros, a segurança dos residentes poderá ser prejudicada.

É possível ver as consequências que essa contratação arriscada pode causar em algumas notícias veiculadas em diversos meios de comunicação. Na maioria dos assaltos e práticas criminosas ocorridas em condomínios, quando há envolvimento de empregados, são estes, contratados por empresas terceirizadas, os responsáveis. Um fato recente divulgado foi o assassinato de cinco mulheres na Zona Leste de São Paulo. O acusado era um empregado do condomínio, contratado por terceirizada.

A terceirização parece atraente para o empregador, pois possibilita em alguns casos a diminuição de custos, já que para terceirizados se paga menos em comparação ao funcionário próprio. No entanto, essa economia pode gerar consequências drásticas. Já em 2005, um artigo foi divulgado apontando o aumento da violência em condomínios com a contratação de terceirizados. Este quadro ainda não mudou. Fique atento!