Estranhos conseguem entrar em condomínios sem se identificar - Sindifícios

Uma reportagem da Rede Globo exibida neste mês de agosto sobre Portaria mostrou funcionários da emissora entrando sem se identificar em alguns prédios da Vila Madalena e da Vila Clementino.
As falhas na portaria mostram que nem sempre a vida em condomínio é tão segura quanto aparenta. O alerta é real.

“A reportagem expôs falhas na portaria, mas não informou que a maioria dos prédios onde houve o erro era de condomínios terceirizados; nós conhecemos o local porque atendemos toda essa área”, afirma o presidente do SINDIFÍCIOS, Paulo Ferrari, e completa: “Funcionário contratado que recebe treinamento adequado não libera a entrada”.

O zelador do prédio assaltado, Ricardo Augusto Alves de Jesus, diz que o problema de muitas terceirizadas é a rotatividade de funcionários. No prédio onde houve o assalto, quem detectou a presença dos assaltantes por perceber a circulação e movimentação estranha de pessoas foi ele mesmo, que é funcionário contratado.

Na matéria também se destaca a atuação do zelador Juvenal Oliveira de Araújo, o único que não autorizou a entrada da equipe. Juvenal trabalha no condomínio há 24 anos, há nove anos é zelador, mas na ocasião estava na portaria cobrindo as férias de uma colega: “Conheço todos os moradores e faço os porteiros barrarem todos os visitantes; tem que haver segurança”.

Juvenal conta que foi elogiado pelos condôminos devido ao profissionalismo como atuou. Ele mesmo acredita na importância do condomínio possuir funcionários próprios devido a rotatividade de muitas terceirizadas e a falta de treinamento: “Se os moradores resolverem terceirizar aqui, eu não me demito”, garante Juvenal.

Vale lembrar que o SINDIFÍCIOS ministra cursos sobre Portaria e a identificação de todo visitante é imprescindível.

Assista a reportagem: