ASSÉDIO MORAL E SUAS CONSEQUÊNCIAS À SAÚDE - Sindifícios
A saúde física e mental caminham juntas; ambas devem ser tratadas para o bem-estar do ser humano. Muitos problemas psíquicos são ignorados e sintomatizados com o tempo. A psicóloga Andrea Mato Grosso, que atende no SINDIFÍCIOS, alerta sobre uma séria questão que atinge muitos trabalhadores da categoria: o assédio moral.
Em síntese, o que é assédio moral? De acordo com a psicóloga: “É uma conduta abusiva e prolongada durante o período de trabalho, que atenta contra a dignidade física e psíquica do trabalhador”. Ou seja: o assédio moral expõe o trabalhador a situações humilhantes e constrangedoras, trazendo consequências graves a saúde física e emocional.
Para Andrea, que atua há quase 20 anos com os trabalhadores da categoria, tem havido um aumento significativo nos casos de doenças psíquicas oriundas de assédio moral. “Muitas vezes, estabelecer uma relação direta entre o assédio e o adoecimento nem sempre é fácil, principalmente porque os primeiros sintomas tendem a aparecer de ‘formas invisíveis’ “, explica. Os principais indícios são: alteração do sono, alto grau de irritabilidade, baixo auto estima, isolamento, crises de choro, crises de ansiedade, depressão, transtorno do pânico, perda do significado do trabalho, pensamento de morte e até suicídio.
Assim, estar atento a mudanças “inexplicáveis” no comportamento e no próprio corpo e buscar ajuda o quanto antes, pode minimizar, prevenir e solucionar maiores problemas.
Vale lembrar que o SINDIFÍCIOS, além de oferecer atendimento para sua saúde do trabalhador e seus dependentes, possui o Grupo de Assessores que visita os condomínios e estão prontos para receber denúncias também de assédio moral e, se necessário, acionar o Departamento Jurídico para entrar em ação. Este é o SINDIFÍCIOS: presente em todas as esferas para representar e defender você.
Denuncie: 0800 77 29 429.
Psicóloga Andrea Mato Grosso: 3123-3256.