O Sal da Terra – Beto Guedes

O Sal da Terra – Beto Guedes

Nos anos 1980, após décadas de desenvolvimento industrial e urbano, a questão ambiental ganhou força. Paisagens naturais degradadas, usinas soltando fumaça, poluição, a disseminação de moradias precárias nas grandes cidades, isso tudo impulsionou o debate sobre a necessidade de campanhas e de pressionar o poder público para dar atenção ao cuidado com a natureza.

Foi neste contexto que Beto Guedes, um dos maiores expoentes da renovação da música popular promovida pelo Clube da Esquina, compôs esta música/manifesto.

O texto de O Sal da Terra é um manifesto que alerta a humanidade para a urgência da necessidade de cuidar do planeta e de cuidarmos uns dos outros. Um manifesto contra a supremacia do dinheiro sobre a vida, contra a desigualdade econômica e contra a degradação ambiental.

Em 2020 a música foi regravada por vários cantores e cantoras, cada um em sua casa devido aos cuidados com a pandemia do coronavírus, para o ato virtual do 1º de Maio das centrais sindicais. Isso confirma sua atualidade. A negligência do atual governo tanto com os trabalhadores quanto com a harmonia biológica do planeta ainda nos leva a clamar: Vamos precisar de todo mundo; Prá banir do mundo a opressão; Para construir a vida nova; Vamos precisar de muito amor. Fonte: Centro de Memória Sindical

No Comments

Leave a Comment

Your email address will not be published.