COVID NA CATEGORIA - Sindifícios

Porteiro enfrenta o coronavírus e vence a batalha

Os trabalhadores em edifícios e condomínios não pararam nenhum dia durante a pandemia e se mantiveram atuantes em suas funções, mesmo quando o maior inimigo era um vírus mortal. E todos seguem assim até hoje. Por conta dessa exposição, alguns contraíram a doença, como é o caso do porteiro Luciano Monteiro, contaminado em julho de 2020.

Casado e pai de uma filha de três anos, Monteiro conta que certo dia começou a sentir um cansaço anormal, razão que o fez desconfiar e ir a um Posto Médico, onde foi diagnosticada a contaminação.

Do diagnóstico a cura, foram 20 dias, período em que Monteiro foi transferido de hospital duas vezes em ambulância, viu cenas tristes, conviveu com o medo, enfrentou muita burocracia e desorganização, mas conseguiu ser forte e vencer.

Durante todo o período em que esteve internado foi obrigado a utilizar cilindros de oxigênio e, com eles, viu sua situação se estabilizar, não precisando ocupar um leito de UTI.

Monteiro desconfia que se contaminou no transporte público: “Eu moro em Interlagos e trabalho na Vila Mariana, pego ônibus, metrô e trem todos os dias, sempre lotados, não é possível fazer distanciamento nesses ambientes e, mesmo assim, você é obrigado a se segurar nas barras, ajeitar os seus pertences, arrumar a máscara, enfim, acredito que foi assim que me contaminei”.

Após o susto, o porteiro resolveu dar um novo rumo a sua história. Com uma vida sedentária e excesso de peso, ao sair do hospital passou a se alimentar adequadamente e a se exercitar; de lá pra cá, já perdeu 60 quilos. “Com certeza vou valorizar muito mais o que tenho e minha vida será melhor’, afirma.

Há oito anos atuando no mesmo prédio, Monteiro ficou muito satisfeito ao voltar ao trabalho com saúde; no local, ele trabalha com outros seis funcionários registrados pelo condomínio, onde recebe todos os itens para se proteger da doença.

Parabéns, Monteiro, pela recuperação! Mais um vitorioso dentro da categoria!