História do Sindifícios - Sindifícios

História do Sindifícios

A história do Sindicato dos Trabalhadores em Edifícios e Condomínios de São Paulo começa com a atuação dos zeladores Renato Moreira, Revílio Taddoni e um grupo de empregados de edifícios que, em 5 de agosto de 1959, fundaram a entidade com sede na Rua Conselheiro Crispiniano, 125 – 8º andar – Centro – São Paulo/SP.

Em 20 anos, o Sindicato passou por um grande processo de estruturação. Em 1979, a entidade comprou algumas salas no 4º andar na Rua Sete de Abril, 34 – também no Centro de São Paulo. Na ocasião, o presidente do Sindicato era Laurindo Ferrari, que havia sido eleito em 21 de setembro de 1977. O secretário era Francisco Pereira de Novaes e o tesoureiro Evandro de Oliveira Zuaneti.

A partir dessa mudança, o Sindicato evoluiu muito e passou a atender os associados prestando assistência jurídica, médica, odontológica e educacional. Os anos seguiram e as salas do 4ºandar ficaram pequenas, o que fez a diretoria adquirir novas salas em outros andares, proporcionando maior comodidade aos sócios e dependentes. Para oferecer opções de lazer à categoria, foi comprado um terreno em Caraguatatuba – Litoral Norte de São Paulo – que passou a abrigar a Colônia de Férias dos Trabalhadores em Edifícios. Em São Paulo, a subsede de Santo Amaro foi inaugurada evitando que o trabalhador fosse obrigado a se deslocar até o Centro para obter auxílio do Sindifícios.

Na sede, os departamentos médico e odontológico começaram a crescer e a conquistar andares inteiros do prédio; os demais setores também foram ampliados, como o segundo que é totalmente dedicado à Educação. Nesta época também surgiu o Departamento de Vagas, o SATE – Setor de Atendimento aos Trabalhadores de Edifícios – e o Salão de Festas. Toda essa expansão fez a diretoria, no final dos anos 90, concluir a compra de todo o prédio da sede, que possui 10 andares.

O nome Sindifícios surgiu em 1995, dando uma identidade maior ao Sindicato. Em 2000, uma nova diretoria foi eleita, desta vez com Paulo Ferrari na presidência. O trabalho desempenhado por esse grupo tem agradado muito o trabalhador, que o reelegeu nas eleições de 2004, 2008, 2012, 2016 e 2020. O Sindifícios não para de crescer, tem planos de implantar novos departamentos para atender mais e melhor os trabalhadores da categoria. Certamente, tudo isso só foi possível com o apoio e a participação do trabalhador que dá vida a esta entidade.

PRINCÍPIOS

MISSÃO
REPRESENTAR e DEFENDER os trabalhadores em edifícios e condomínios, bem como promover QUALIDADE DE VIDA aos mesmos e seus dependentes.

VISÃO
Ser a principal REFERÊNCIA ao trabalhador no atendimento de suas necessidades.

▶ Respeito a toda categoria, sócios ou não.
▶ Compromisso com o trabalhador e sua família.
▶ Atendimento ágil e eficaz.
▶ Ética e transparência.
▶ Uso consciente dos recursos da natureza.
Venha você também fazer parte do Sindifícios!