DENÚNCIA –   CONDOMÍNIO NÃO REPASSA REAJUSTES AOS TRABALHADORES - Sindifícios

Em janeiro, o SINDIFÍCIOS recebeu uma grave denúncia, inicialmente apresentada ao Ministério Público do Trabalho: há dois anos um condomínio não cumpre a Convenção Coletiva da categoria e não repassa aos trabalhadores os reajustes conquistados pelo Sindicato e que são devidos por lei. Além disso, há erro no vale alimentação: a quantia também não tem sido repassada e os trabalhadores estão recebendo produtos de cesta básica de valor inferior ao vale, o que é ilegal.

Devido as tratativas estarem em andamento, detalhes do condomínio serão omitidos, mas sabe-se que são aproximadamente 30 funcionários enfrentando inúmeros problemas pelo não cumprimento da Convenção. O Sindicato está tentando negociar para fazer um acordo, observando todos os direitos que os trabalhadores têm a receber.

É certo que muitos condomínios, notadamente os comerciais, por força da pandemia do Covid-19 têm tido dificuldades financeiras; entretanto, este fato por si só não justifica o não pagamento de verbas comprovadamente devidas aos trabalhadores. Para casos como este, é fundamental que entrem em contato o Sindicato a fim de buscar alternativas para cumprir a Convenção Coletiva e evitar demissões em massa.

Trabalhador: mantenha-se em contato com o SINDIFÍCIOS constantemente. Ele é o seu braço direito. Conte com o Sindicato para avaliar sua situação e conferir se os seus direitos estão sendo devidamente respeitados. Não aceite calado tudo o que o patrão impõe. Fale com o seu representante legal e tenha tranquilidade no desempenhar de suas funções.